Unidade Móvel do Hemopa receberá doações de sangue no Ophir Loyola

Text_2

O Hospital Ophir Loyola e a Fundação Hemopa realizam, nos dias 11 e 12 de abril, das 8h às 16h, uma campanha de captação de sangue com a finalidade de aumentar o estoque, considerado em nível crítico. A unidade móvel do Hemopa estará posicionada em frente ao hospital, localizado na Av. Magalhães Barata, trecho com grande fluxo de pessoas, dentre elas pacientes e familiares vindos do interior, onde o acesso aos postos de coleta é difícil.

Na rede de saúde pública estadual, em média, o Ophir Loyola realiza mil transfusões mensais, devido, principalmente, ao perfil assistencial, possui uma das maiores demandas de transfusão no Pará. Além da oncologia, há outras referências e cirurgias que só acontecem com bolsas de sangue reserva como as neurocirurgias e transplantes, quase todas vão precisar de reserva cirúrgica, em caso de qualquer eventualidade.

Cerca de 50% da demanda do hospital é atendida a nível ambulatorial, ou seja, na Unidade de Atendimento Imediato e no Hospital Dia hematológico, geralmente pacientes que vêm das residências e precisam de atendimento de urgência ou de transfusão pós- quimioterapia, são aqueles considerados numa fase mais aguda da doença.

 “Os pacientes oncológicos apresentam mais anemia, taxa baixa de plaquetas e o tratamento em si vai agravar essa situação, aumentando a demanda por transfusão de sangue e de outros hemocomponentes (hemácias, plaquetas ou plasma). A necessidade é aumentada nos enfermos hematológicos devido às anemias, às taxas de plaquetas mais graves e a algum distúrbio de coagulação do sangue”, explicou Polyana Pontes.

Apesar do trabalho de sensibilização, a reposição junto ao Hemopa é muito baixa, em torno de 20% a 30%, não alcança a meta de 50% estipulada pela fundação. A maioria dos pacientes é de cidades distantes da capital e ainda existe a cultura da doação ser realizada para alguém próximo, dificultando ainda mais a restituição das bolsas.  O ideal seria receber cada vez um número maior possível de doadores nas campanhas para poder suprir a necessidade de cada paciente, na quantidade requerida, dependendo do diagnóstico.

Serviço: A campanha será realizada em frente ao Hospital Ophir Loyola, que fica na Avenida Magalhães Barata, nº 992, São Brás, Belém.

Podem doar –Pessoas com boa saúde, que tenham entre 16 e 69 anos e pesem acima de 50 quilos. Menores de 18 anos podem doar somente acompanhados dos pais ou responsável legal. É necessário portar documento de identidade original, assinado e com foto. O doador dever estar bem alimentado. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher, a cada três. A exemplo de outras campanhas externas, haverá uma equipe para a triagem dos doadores.

Texto: Ascom Ophir Loyola.