Hemopa tem programação especial voltada à mulher

Text_2

Tilma de Castro e Marcely Lobato não se conheciam, mas, deitadas lado a lado na sala de coleta da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), elas eram um exemplo de união. A doação de sangue já fazia parte da vida das duas e, numa manhã chuvosa, elas aceitaram fazer a doação por aférese, um método especial de coleta que retira de forma seletiva um componente do sangue. “Vim fazer uma doação normal e aqui perguntaram se eu aceitava fazer o procedimento. Explicaram que era mais demorado que uma coleta comum, mas que alguém estava precisando muito. Aceitei na hora”, conta Tilma.

É para estimular doação de sangue em muito mais mulheres que o Hemopa vai realizar, nos dias 9 e 10 e março (sexta-feira e sábado), a campanha em alusão do Dia Internacional da Mulher. Com o tema “Mulher, deixe sua marca no coração de alguém. Doe sangue”, a ação será de 7h30 às 16h no hemocentro coordenador, que fica na Batista Campos.

No atual período de intensas chuvas no estado, o número de doadores tem reduzido muito, o que reflete diretamente no estoque de sangue da Fundação. “Quase todos os tipos sanguíneos estão no vermelho. Para reverter isso, estamos investindo nas parcerias com instituições e na realização de campanhas para atrair doadores. A ação em alusão ao Dia Internacional da Mulher é um exemplo disso”, explica a gerente de Captação de Doadores, Juciara Farias.

Ao longo dos dois dias de programação, haverá palestras de educação em saúde e direitos da mulher, serviços de embelezamento, caricaturista e de customização das camisas recebidas pelas doadoras, apresentação de grupos musicais e lanche especial aos doadores.

Segundo Juciara, 32% das coletas de sangue realizadas no Pará vem de pessoas do sexo feminino, número que acompanha o percentual nacional. “Sabemos que alguns impedimentos são da própria natureza da mulher, como a gravidez e a amamentação. Mas são impedimentos apenas temporários”, ressalta.

Para a gerente, é preciso apenas esclarecer alguns mitos e, para isso, a informação é fundamental. “A mulher é um ser muito solidário. Sempre que ligamos para nossas doadoras, elas se disponibilizam para fazer a doação. Qualquer dúvida que elas podem vir a ter, estamos sempre abertas para saná-las, seja por meio de nossas redes sociais ou pela ouvidoria”, finaliza.

Critérios básicos para doação: Ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, ter tido boa noite de sono, estar bem de saúde e portar documento de identificação original e com foto.

Serviço: A campanha de estímulo à doação “Mulher, deixe sua marca no coração de alguém. Doe sangue” será realizada nos dias 9 e 10 e março, sempre de 7h30 às 16h no hemocentro coordenador, que fica na Travessa Padre Eutíquio, 2109, bairro de Batista Campos. Mais informações: 08002808118.