Fundação Hemopa levou, nesta sexta-feira, a Unidade Móvel de coleta ao Sindicato dos Bancários, como parte da estratégia de descentralização das doações
Com o objetivo de reforçar os estoques de sangue e conscientizar a população sobre a importância desse gesto de solidariedade, a Fundação Hemopa levou, nesta sexta-feira (17), a Unidade Móvel de coleta ao Sindicato dos Bancários, localizado no bairro do Reduto, em Belém. A ação faz parte da estratégia de descentralização das doações, facilitando o acesso e promovendo maior adesão da comunidade.
A iniciativa integra a agenda de campanhas externas da Hemopa, que busca ampliar a captação de sangue em pontos estratégicos da cidade, levando praticidade e comodidade aos doadores. A Unidade Móvel, equipada para realizar todos os procedimentos de triagem e coleta, funciona como um mini hemocentro itinerante, garantindo segurança e qualidade no atendimento.
Segundo Lorene Mota, assistente social da Gerência de Captação de Doadores (Gecad) da Fundação Hemopa, a iniciativa reforça a importância de levar o serviço até os doadores. “As campanhas externas realizadas pela Hemopa visam aproximar a doação de sangue junto àqueles que não conseguem ir até um posto de coleta. Hoje, em parceria com o Sindicato dos Bancários, trazemos este serviço junto aos servidores e colaboradores, visando a manutenção do estoque e assim atender a demanda transfusional”, explicou.
A presidenta do Sindicato dos Bancários, Tatiana Oliveira, também destacou a relevância da campanha. Bancária da Caixa Econômica e doadora de sangue há mais de 10 anos, Tatiana enfatizou o papel da doação na sociedade. “Eu já doei na Hemopa, já doei a pedido de pessoas específicas, mas entendo que ser uma doadora de sangue é você ajudar literalmente a salvar vidas. A gente sabe que existe uma demanda grande de sangue e que muitas vezes não é possível atender toda essa demanda. Então, é muito importante que a gente não só seja doador, mas convide outras pessoas a serem doadoras também. Essa ação tem esse objetivo, que é despertar esse sentimento”, afirmou.
Tatiana também ressaltou o engajamento da comunidade durante a campanha. “Hoje tivemos aqui, nessa campanha do Sindicato dos Bancários, muitas pessoas que estão doando pela primeira vez. Estamos literalmente convidando essas pessoas a continuarem, porque esse gesto faz toda a diferença”, reforçou.
Otto Costa, diretor do Sindicato, complementou destacando como surgiu a parceria com a Hemopa. “Inicialmente, nós tivemos a ideia de ter essa parceria devido a uma reportagem que vi na televisão, que mostrava a importância de doar sangue. Sugeri à diretoria que fizéssemos uma campanha em conjunto. Hoje está acontecendo, e nossa expectativa é que tenhamos pelo menos 100 doadores. Nossa campanha vai se estender por 30 dias e, para engajar a comunidade, preparamos cerca de mil brindes para serem distribuídos”, afirmou.
Além da coleta de sangue, a ação também promoveu orientações sobre os critérios para doação e os benefícios desse gesto de solidariedade. Segundo a Fundação Hemopa, cada bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas, tornando a doação um ato de cidadania e empatia.
Serviço – A campanha de doação de sangue no Sindicato dos Bancários, localizado na rua 28 de Setembro, 1210, no bairro do Reduto, segue até às 16h desta sexta-feira.
Para doar sangue, é preciso:
– Estar em boas condições de saúde
– Ter entre 16 e 69 anos
– Pesar mais de 50 kg
– Estar alimentado, mas evitar alimentos muito gordurosos nas 4 horas antes da doação
– Dormir pelo menos 6 horas nas 24 horas anteriores à doação
– Não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação
– Apresentar documento de identificação oficial com foto, como RG, CNH, passaporte ou carteira de trabalho.
Por Aline Seabra (Hemopa)