Hemopa realiza campanha de doação de sangue no Hospital da Aeronáutica em Belém

Text_2

A campanha busca reforçar os estoques de sangue do Estado, especialmente no período de férias e festividades de início de ano

A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) promove, a partir desta quinta-feira, 9, uma campanha especial de doação de sangue no Hospital da Aeronáutica, no bairro do Curió Utinga, em Belém. A ação segue até a segunda-feira, 13, com atendimento aos voluntários das 8h às 16h.

A estrutura para coleta foi especialmente montada para receber os doadores. Além de uma sala equipada dentro do hospital, a Fundação Hemopa disponibilizou uma unidade móvel, garantindo comodidade e eficiência no atendimento. A campanha busca reforçar os estoques de sangue do Estado, especialmente no período de férias e festividades de início de ano, quando a demanda por hemocomponentes tende a aumentar devido ao maior número de ocorrências de emergências hospitalares.

Assistente social Maria Alice, da Fundação Hemopa

A assistente social Maria Alice, da Fundação Hemopa, destacou a relevância da ação. “Hoje nós estamos aqui numa campanha muito importante no Hospital da Aeronáutica, trabalhando com aqueles jovens aspirantes, aqueles jovens que estão querendo entrar na Aeronáutica. Então são pessoas muito novas. Chegaram aqui para essa ação 150 jovens. Amanhã nós vamos dar continuidade na campanha e na segunda-feira também. É importante ressaltar essa parceria, né? O Hospital da Aeronáutica já é um parceiro de algum tempo que vem nessa caminhada com a gente. E o mais importante de tudo é trabalhar com esses jovens o processo da educação, da prevenção, da importância de doar sangue, porque são jovens no início de carreira. A gente entende que têm uma vida toda pela frente, uma vida saudável e que com certeza serão doadores de repetição por conta da própria militância dentro da Aeronáutica e dessa proposta de permanecer doando sangue, claro que respeitando o prazo da doação. Fizemos uma pequena reunião, uma pequena fala antes, falando dessa importância”.

Tenente Campello, assistente social do Hospital da Aeronáutica de Belém

A tenente Campello, assistente social do Hospital da Aeronáutica de Belém, também ressaltou a importância do projeto. “A gente traz esse projeto, já tem uns anos que a gente traz esses conscritos para fazer essa doação de sangue. Então é um projeto, inclusive, pioneiro dentro da Força Aérea. O Pará é o primeiro, é o que se propõe, e é uma parceria muito importante, porque a gente traz o Hemopa com todo o equipamento, com toda a questão da estrutura pessoal, e a gente, na verdade, faz a questão da consciência, realiza a consciência com os nossos conscritos, os futuros soldados da Força Aérea. Então é uma parceria muito importante, uma parceria que vem agregar, vem somar, e a gente também trabalha o quê? A doação, a caridade, o olhar ao próximo”.

Richard Augusto

O doador Richard Augusto, morador de Outeiro, também compartilhou sua experiência. “Hoje é a minha primeira vez doando sangue, e estou muito feliz por estar aqui no Hospital da Aeronáutica, participando dessa campanha do Hemopa. Vim de Outeiro com o coração cheio de vontade de ajudar. Saber que meu gesto pode salvar vidas me traz uma sensação de realização e gratidão. Nunca imaginei o quanto seria emocionante doar sangue e pensar nas pessoas que podem ser beneficiadas por esse simples ato. Espero que minha atitude inspire outras pessoas de Outeiro e de outros lugares a fazerem o mesmo. Juntos, podemos fazer a diferença na vida de muitos”.

Serviço – A campanha segue até a próxima segunda-feira, 13, no Hospital da Aeronáutica, localizado na Passagem Ana Deusa, 108, no bairro do Curió Utinga, em Belém, com atendimento ao público das 8h às 16h.

Para doar, é necessário atender aos seguintes requisitos: 
– Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem apresentar autorização dos responsáveis);
– Pesar no mínimo 50 kg;
– Estar em boas condições de saúde;
– Apresentar documento oficial com foto.

Os voluntários também devem evitar o consumo de alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação e estar bem alimentados e hidratados.

Por Aline Seabra (Hemopa)