A Fundação Hemopa deu início, nesta segunda-feira (6), à primeira campanha de doação de sangue de 2025, em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA). A ação ocorre no Mirante do Rio, no campus da universidade, e busca reforçar os estoques de sangue e estreitar os laços com a comunidade acadêmica, que desempenhou um papel fundamental em 2024.
Segundo Nazaré Saldanha, assistente social da Fundação Hemopa, a escolha da Ufpa para abrir o calendário de campanhas do ano reflete a parceria sólida com a universidade. “A proposta de realizar a abertura desse ano na Ufpa é justamente aproximar o Hemopa junto da comunidade acadêmica, reconhecendo quão presente e importante eles foram no ano de 2024. Nesse momento, eles estão no movimento de retorno de aulas, que pra gente é um período sazonal. As chuvas, as viroses, as dificuldades ainda existem. E mais uma vez a Ufpa abriu as portas e abraçou a causa da doação de sangue”, afirmou.
Com uma expectativa de coleta de 40 a 50 bolsas de sangue por dia, totalizando cerca de 150 doações, a campanha mobiliza estudantes, servidores e moradores do entorno. Felipe Teixeira, acadêmico de Engenharia Civil da UFPA, escolheu o dia do seu aniversário para doar sangue pela primeira vez.
“Hoje, no meu aniversário, decidi fazer algo diferente e especial: doar sangue pela primeira vez na campanha do Hemopa aqui na faculdade. A sensação de estar contribuindo para salvar vidas é indescritível. A experiência foi tranquila, e a equipe do Hemopa foi super atenciosa, o que me deixou ainda mais confortável. Saber que meu gesto pode ajudar várias pessoas me enche de felicidade e satisfação. É um presente não só para mim, mas para todos que poderão ser beneficiados por essa doação”, destacou Felipe, que ainda incentivou mais pessoas a participarem da campanha.
Serviço – A ação segue até quarta-feira (8), com uma unidade móvel e um trailer preparados para atender os doadores no Mirante do Rio, localizado na Rua Augusto Corrêa, 01 – Guamá, das 8h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 280 8118 ou no site oficial da Fundação Hemopa.
Por Aline Seabra (Hemopa)