CIIR encerra 2024 com campanha de doação de sangue em parceria com o Hemopa

Text_2

Ação obteve 83 coletas de bolsas de sangue em benefício dos pacientes internados na rede hospitalar pública e privada

A campanha de doação de sangue “Seja o presente na vida de alguém. Doe sangue. Salve vidas” realizada pelo Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR) e o Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (Cetea), contou com a adesão de 100 voluntários, na segunda-feira (30). A iniciativa, em parceria com a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia (Hemopa), resultou em 83 coletas de bolsas de sangue que vão beneficiar 332 pacientes internados na rede hospitalar.

Esta foi a segunda e última campanha, de 2024, realizada pelo CIIR. A primeira foi em julho e assegurou 77 doações de sangue que ajudaram a salvar 308 vidas, que somando a mobilização desta segunda-feira, totalizam em 608 pacientes contemplados com transfusão de sangue.

A campanha que teve o intuito de contribuir para a manutenção do estoque de sangue da Fundação Hemopa, contou ainda com a realização de seis cadastros para doação de medula óssea. A ação foi realizada no auditório do CIIR, das 8h às 16h, enquanto uma Caravana Solidária foi realizada no Cetea, às 12h, quando os voluntários foram encaminhados, em um micro-ônibus, para coleta de sangue na sede do hemocentro, na Travessa Padre Eutíquio, nº 2109. Ambas as iniciativas foram voltadas para colaboradores, usuários e acompanhantes assistidos pelas instituições.

Organizadas pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) as mobilizações reforçaram o compromisso destas instituições com a solidariedade e a promoção da saúde. A gestão do CIIR sempre desenvolve iniciativas que fortalecem a cidadania e apóiam causas humanitárias, como a doação de sangue, gesto que salva vidas.

Entre os voluntários, esteve Pedro Queiroz, 20 anos, que atua como Jovem Aprendiz no Almoxarifado do Centro de Reabilitação, e realizou sua primeira doação de sangue. “Quando soube da campanha aproveitei logo para realizar este meu sonho. Me  sinto muito bem. É algo novo. Uma experiência ótima que vou repetir outras vezes e ajudar o próximo”, garantiu o jovem.

Colega de trabalho de Pedro, a psicóloga Clínica do CIIR, Paula Chagas, foi uma das colaboradoras que também aproveitou a oportunidade para realizar sua segunda doação de sangue. A primeira foi ano passado em campanha realizada pela instituição. Ela elogiou a iniciativa solidária do CIIR em estimular a doação de sangue no ambiente de trabalho.

“Eu sempre quis doar, desde bem nova e aí com a campanha no trabalho possibilitou realizar meu desejo. É muito gratificante estar doando novamente para salvar vidas. Acho uma iniciativa excelente que conta com o engajamento de toda a equipe para contribuir com o estoque de sangue no Pará”, disse Paula.

A colaboradora e nutricionista do CIIR, Jéssica Oliveira, também somou a conta de voluntários, mas não conseguiu doar sangue por não atender um dos critérios para exercitar este ato solidário por não atingir a média do peso corporal. No entanto, ela realizou seu cadastro para doação de medula óssea que é uma   outra forma de salvar vidas.

“Como não fui inapta para doação de sangue, neste momento, pois pesei pouco mais de 48 quilos, quando a média é a partir de 50 quilos, eu optei por ser candidata à doação de medula que milhares de pessoas precisam também. Isso não é tão divulgado. Infelizmente o número de doadores de voluntários à doação de medula óssea no Brasil ainda é insuficiente e, agora, eu entrei na lista. Sensacional!. Mas, não vou desistir e ser doadora de sangue também”, prometeu a profissional.

A diretora assistencial do CIIR, Maria do Carmo Freitas, agradece e parabeniza cada voluntário da campanha, que é muito importante, especialmente, neste período de festas de final de ano, quando o número de comparecimento nos serviços de coletas reduz consideravelmente no Brasil, já que muitos pacientes dependem de transfusões para tratamentos de doenças graves, cirurgias e emergências.

“A parceria entre o CIIR e o Hemopa tem como foco a conscientização sobre a relevância da doação, especialmente, neste período de alta demanda. Ao se envolver na campanha, os cidadãos contribuem diretamente para o fortalecimento do sistema de saúde e a manutenção de tratamentos médicos essenciais para diversas condições de saúde”, ressaltou a gestora Maria do Carmo.

Ela estende seus agradecimentos à gestão da Fundação pela parceria, ao longo desses anos, em favor da vida. “O Hemopa, por meio de sua estrutura e expertise, se compromete a realizar as coletas de maneira eficaz e segura, enquanto o CIIR engaja a comunidade, promovendo a ação solidária”, concluiu Maria do Carmo.

Para a assistente social do Hemopa, Marcela Silva, a parceria com as instituições do governo do Estado do Pará é de suma importância para a manutenção do estoque, principalmente, nessa época de final de ano em que muitas pessoas viajam. “Então, para fechar com chave de ouro, a nossa última campanha do ano de 2024, no CIIR/Cetea, vai beneficiar centenas de pacientes, além de proporcionar aos colaboradores e familiares de pacientes participar desse ato solidário que realmente salva vidas. Obrigada pela parceria”.

A campanha contou com o suporte de aproximadamente 25 profissionais da equipe do Hemopa e 15 colaboradores do CIIR.

Texto de Vera Rojas / Ascom CIIR