Objetivo é fortalecer os estoques de sangue e ampliar o acesso à doação para moradores da região e colaboradores da empresa
O bairro do Coqueiro, em Belém, foi palco, nesta quarta-feira (4), de mais uma ação solidária promovida pela Fundação Hemopa, em parceria com a Equatorial Energia. A campanha de doação de sangue, realizada em uma sala montada especialmente na unidade da empresa, tem como objetivo fortalecer os estoques de sangue e ampliar o acesso à doação para moradores da região e colaboradores da empresa.
A assistente social Vanessa Pimentel, da Fundação Hemopa, destacou a relevância da parceria e o impacto positivo que ela gera. “Essa parceria com a Equatorial é bastante antiga. Sempre tivemos grande adesão dos colaboradores e das empresas terceirizadas. Realizamos duas campanhas anuais, e esta em especial é para garantir que possamos atender a todas as demandas transfusionais neste período do ano. Esperamos atender cerca de 80 voluntários e coletar mais de 50 bolsas de sangue nesta campanha”, explicou.
A ação mobilizou doadores de diferentes perfis, como Alice Santos, jovem aprendiz da Equatorial Energia, que realizou sua primeira doação. “O que me motivou a doar sangue foi saber que posso ajudar muitas pessoas. O sentimento de estar doando é muito emocionante, né? Mesmo sendo minha primeira vez, está tudo tranquilo. Estou muito feliz por fazer parte disso”, contou.
Elton Souza, executivo de segurança da Equatorial Pará, também destacou o orgulho em participar de um movimento tão importante. “Essa campanha de doação de sangue do Hemopa em parceria com a Equatorial é essencial. Nós incentivamos nossos colaboradores a participarem e fazemos questão de apoiar essa causa, que salva vidas. Eu me sinto muito orgulhoso de estar envolvido nisso”, ressaltou.
A sala montada para a campanha foi planejada para proporcionar conforto e segurança aos doadores, seguindo todos os protocolos técnicos e sanitários. Além da coleta de sangue, também foi disponibilizada a possibilidade de cadastro para doação de medula óssea, ampliando o impacto da iniciativa.
Serviço – A Fundação Hemopa reforça que doar sangue é um ato simples, rápido e essencial. Para doar, basta estar em boas condições de saúde, pesar mais de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos e apresentar documento oficial com foto. Jovens de 16 e 17 anos podem doar com autorização dos responsáveis.
Por Aline Seabra (Hemopa)