Em campanha de doação de sangue, Hemopa e Cesupa incentivam solidariedade entre universitários

Text_2

Estudantes, professores e funcionários aderiram à conscientização sobre a importância de doar sangue para atender à demanda do feriado prolongado

A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), em parceria com o Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa), promoveu nesta quinta-feira (14), no campus de Nazaré, em Belém, uma campanha de doação de sangue com o objetivo de reforçar os estoques antes do feriado prolongado de 15 de Novembro. A ação, que envolveu a participação de estudantes, professores e funcionários, foi marcada pelo espírito de solidariedade e conscientização sobre a importância de doar sangue.

Isabella Formigosa encontrou o ‘momento ideal’ para doar sangue

A parceria estratégica entre Hemopa e Cesupa já ocorre há alguns anos, contribuindo para a formação de uma cultura de doação entre os jovens. A ação se destacou por envolver não apenas alunos da área de saúde, mas também dos cursos de Direito, Comunicação e Marketing, ampliando a abrangência da iniciativa.

Priscila Nobre: parceria fundamental

Para Priscila Nobre, assistente social do Hemopa, a campanha foi planejada para garantir o abastecimento de sangue no feriado. “Essa campanha é extremamente estratégica, pois visa suprir nosso estoque durante o feriadão de 15 de novembro. A parceria com o Cesupa é fundamental, pois conseguimos alcançar novos doadores, especialmente entre os jovens, que podem se tornar doadores regulares”, ressaltou.

Continuidade – O professor do curso de Enfermagem do Cesupa, Átila Pereira, enfatizou a importância de sensibilizar a comunidade acadêmica para essa causa. “A doação de sangue não deve ser um ato isolado, mas uma prática contínua e diária. Realizar essa campanha em uma universidade é essencial, pois a instituição serve como um importante veículo de difusão desse ato solidário. Estamos apresentando o Hemopa a jovens que nunca haviam doado antes, incentivando-os a se tornarem doadores permanentes”, disse Átila Pereira.

Professor Átila Pereira: sensibilizar a comunidade acadêmica

Entre os novos doadores, a acadêmica de Enfermagem Isabella Formigosa compartilhou sua experiência. “Doar sangue sempre foi algo que eu queria fazer, mas nunca tinha encontrado a oportunidade certa. Quando o Cesupa organizou a campanha, vi que era o momento ideal para finalmente participar. A experiência foi muito especial, desde a recepção calorosa até o processo em si, onde cada etapa foi cuidadosamente explicada. Senti o apoio dos colegas e dos professores, o que tornou tudo ainda mais significativo”, relatou Isabella.

Serviço: Quem deseja se tornar doador de sangue pode comparecer à sede da Fundação Hemopa, em Belém, ou às unidades móveis espalhadas pela cidade. Para doar, é necessário estar em boas condições de saúde, pesar mais de 50 kg e ter entre 16 e 69 anos de idade. Jovens de 16 e 17 anos precisam de autorização dos responsáveis.

Por Aline Seabra (Hemopa)