Atualmente, a Agência Transfusional registra uma média de 77 transfusões/mês, totalizando 650 transfusões de janeiro a setembro de 2024
A gestão do Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém, encerrou sua programação anual de campanha de doação sangue de 2024, em parceria com a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia (Hemopa), que atingiu sua marca histórica ao beneficiar cerca de 1.016 pacientes internados na rede hospitalar, resultantes de 254 coletas de bolsas de sangue, tendo em vista que cada doação ajuda até quatro pacientes adultos.
A última campanha deste ano, foi realizada na tarde de ontem (30), na sede do hemocentro, em Batista Campos, que contou com a participação de colaboradores da unidade hospitalar, por meio do projeto “Caravana Solidária”, que disponibiliza micro ônibus para o transporte, ida e volta para pequenos grupos de voluntários.
Entre os voluntários da campanha do HJB, esteve a administradora Soraya Carrera Brito, 38 anos, supervisora do Departamento Pessoal (DP) da unidade hospitalar. Doadora de sangue há dois anos, ela destaca a vivência diária no hospital com a necessidade de transfusão de sangue dos pacientes internados.
“Acredito que nossas ações são ferramentas estratégicas de mobilização que contribuem para manter a regularidade do estoque de sangue do Hemopa, sempre envolvendo os colaboradores e acompanhantes de usuários, além de voluntários das áreas próximas do hospital. Estou muito feliz por participar dessas campanhas que salvam vidas”.
Ela conta que tornou-se doadora de sangue, através das campanhas de doação promovidas pela gestão da unidade hospitalar. Com tipo de sangue A Positivo, Soraya ressalta que “doar é um ato nobre de amor ao próximo. Saber que a minha doação ameniza a dor de alguém ou salvará uma vida, me faz sentir o amor na forma mais sublime, onde se faz o bem sem olhar a quem”.
O encerramento dessa ação de responsabilidade social teve como tema: “Não fique de fora dessa corrente do bem. Vem pra nossa caravana de doação de sangue”, foi organizada pela Agência Transfusional (AT), por meio da biomédica, Aline Pardauil.
Segundo a biomédica da AT, não esconde a satisfação dos resultados obtidos, durante as campanhas realizadas ao logo deste ano. “Fechamos nossa programação de campanhas com ótimos resultados de captação de doadores de sangue, com a participação de muitos colaboradores que hoje conseguem visualizar a necessidade de reposição diária do banco de sangue. Obrigada a todos os gestores do HJB, que nos apoiaram para que nossas campanhas sejam sempre um sucesso. Já estamos pensando na programação de 2025”, finalizou ao estender os agradecimentos a todos os voluntários das campanhas.
O diretor Executivo do HJB, o administrador Hospitalar, Giovani Merenda, recebeu com sentimento de gratidão a notícia da marca significativa de pacientes beneficiados com as campanhas de doação de sangue realizadas este ano em prol do estoque de sangue do Hemopa.
“Isto é reflexo do compromisso e respeito à vida da gestão e nossa equipe multiprofissional. O resultado nos enche de alegria e gratidão e nos inspira a seguir e melhorar a cada ano a marca de pacientes beneficiados com a solidariedade e amor ao próximo de nossos colaboradores, acompanhantes de usuários e da comunidade ao redor do hospital. Agradeço imensamente a todos envolvidos nesta mobilização que salva vidas!”, finalizou o gestor ao agradecer a parceria com a Fundação Hemopa.
Da mesma forma, o presidente do Hemopa, Paulo Bezerra, celebra a parceria com o Hospital Jean Bitar. O gestor ressalta que uma das estratégias da Fundação Hemopa, para a causa da doação de sangue, conta com as parcerias que, ao longo dos anos, só fortalecem os estoques de sangue.
“Neste ano, o Hospital Jean Bitar foi um grande parceiro, proporcionando a realização de quatro grandes campanhas com mais de 250 doações, que resultaram em um esforço em favor da solidariedade e compromisso com saúde e bem-estar dos pacientes atendidos, através das transfusões”.
Dados – Atualmente, a Agência Transfusional registra uma média de 77 transfusões/mês, totalizando 650 transfusões de janeiro a setembro de 2024.
O Hospital Jean Bitar pertence à rede de saúde pública do Governo do Pará, e é administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
Texto: Vera Rojas (Ascom HJB)