Ações como essa fortalecem a manutenção do estoque de sangue necessário para a rede hospitalar estadual, informa a Fundação Hemopa
A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) finalizou, na quinta-feira (10), mais uma campanha externa de doação de sangue. Desta vez, a parceria foi com o 8º Batalhão de Manutenção de Selva (8º B Mnt Sl), da 8ª Região Militar do Exército Brasileiro, no bairro da Marambaia, em Belém.
Ações como essa fortalecem a manutenção do estoque de sangue necessário para a rede hospitalar estadual, com a mobilização, no caso, de voluntários do Exército. A iniciativa contou com o apoio de uma unidade móvel e da atuação de equipe multiprofissional do Hemopa, com a infraestrutura necessária para facilitar a participação voluntária do Exército.
O comandante do 8º B Mnt Sl, coronel Lopes Rodrigues, destacou a importância da mobilização para garantir a cobertura transfusional na região e atrair novos jovens doadores. “Desde que assumi o comando deste batalhão, em dezembro de 2021, iniciamos uma parceria com o Hemopa com o objetivo de aumentar o número de bolsas de sangue para atender a comunidade de Belém. Essa colaboração é fundamental, pois contamos com um público diversificado e, a cada ano, recebemos novos jovens. É essencial conscientizá-los sobre a importância da doação de sangue”, afirmou o coronel.
A 3ª Sargento do 8º B Mnt Sl, Gabriela Monteiro, comentou sobre sua motivação para realizar a doação de sangue: “O que me motivou foi saber que muitas pessoas precisam, e eu sempre fui voluntária. Gosto de contribuir para essa causa solidária, ajudando o próximo”, afirmou.
Serviço
Para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar em boas condições de saúde, estar bem alimentado e apresentar um documento de identidade com foto. Menores de idade precisam de autorização dos pais.
Por Aline Seabra, com informações de Beatriz de Nazaré (estagiária) /Ascom Hemopa