Em Belém, Fundação Hemopa tem dois endereços para coleta de sangue: na travessa Padre Eutíquio, em Batista Campos, e no shopping Castanheira
A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) e o Departamento de Trânsito do Pará (Detran) se uniram para, nesta quarta-feira (13) e quinta-feira (14), incentivar o ato de doação de sangue e reforçar a importância deste gesto solidário em meio à comunidade paraense. A parceria quer ampliar o número de doadores.
A assistente social do Hemopa, Camila Medina, ressaltou a importância dessa colaboração para aumentar o estoque de sangue. “Estamos aqui, mais uma vez, para a campanha em parceria com o Detran, uma iniciativa fundamental, pois envolve tanto os servidores desta instituição, que doam sangue, quanto os usuários que vêm em busca de outros serviços. Realizamos essa campanha cerca de duas vezes ao ano, uma em cada semestre, sempre contando com a participação ativa e engajada dos servidores”, disse Camila.
A diretora-geral do Detran, Renata Coelho, enfatizou a tradição de participar das campanhas de doação de sangue. “Com a grande movimentação diária de usuários e usuárias em busca de atendimento no órgão, aproveitamos essa oportunidade para reforçar o banco de sangue. Afinal, nossa missão é salvar vidas, não apenas no trânsito, mas também por meio das doações que podem fazer a diferença para quem precisa”, destacou.
O Hemopa tem intensificado as ações de coleta externa e agora conta com o apoio logístico do Detran para facilitar a mobilização de doadores. “Nos sentimos honrados em ser parceiros do Hemopa, desde 1995. Nossos servidores abraçam essa parceria com seriedade, cientes da importância da doação de sangue. Temos um grupo de doadores que acompanha as campanhas e participa ativamente, contribuindo para salvar vidas”, A assistente social do Detran, Odete Teixeira.
A estagiária do Detran, Queren Pereira, aproveitou a ação para doar sangue pela primeira vez. “É muito gratificante ter conseguido doar sangue, especialmente sendo minha primeira vez. A facilidade que o Detran nos proporcionou, trazendo o itinerante do Hemopa, foi essencial. Essa ação permitiu que muitas pessoas pudessem doar, e fico muito feliz de fazer parte disso”, afirmou a estudante.
Quem pode doar – Pessoas com boa saúde, que tenham entre 16 e 69 anos e pesem acima de 50 quilos. Menores de 18 anos somente com autorização dos pais ou responsável legal. É necessário portar documento de identidade original, assinado e com foto, além de estar bem alimentado. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher, a cada três.
Em Belém, a Fundação Hemopa fica na travessa Padre Eutíquio, 2.109, em Batista Campos, e, também, no acesso ao Pórtico Metrópole, no shopping Castanheira (BR-316, km 1). As coletas são feitas de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e, aos sábados, das 7h30 às 17h. Mais informações nos contatos 0800 2808 118 e 3110-6500.
Serviço
A ação continuará na sede do Detran, na avenida Augusto Montenegro, km 03, no bairro Mangueirão, em Belém, até às 14h desta quarta-feira (14).
Com informações de Beatriz de Nazaré (estagiária) Ascom/Hemopa