Fundação Hemopa e Prefeitura Municipal agem em parceria com a meta de coletar 150 bolsas de sangue, que podem atender até 600 pacientes
A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) realiza nesta quinta-feira (11) uma campanha externa de doação de sangue no município de Santa Bárbara do Pará, na Região Metropolitana de Belém. O objetivo é incentivar os moradores à doação de sangue, com expectativa de coletar 150 bolsas de sangue, que podem salvar até 600 vidas.
A assistente social da Fundação Hemopa, Vanessa Pimentel, explicou a importância da parceria com entidades municipais, como ocorre em Santa Bárbara. “Para mantermos o estoque de sangue precisamos sempre estabelecer parceria. Por isso, incentivamos os moradores a fazer a doação, como um ato altruísta e solidário”, frisou.
A coordenadora de Programas Estratégicos em Santa Bárbara do Pará, Rebeca Amaral, ressaltou a relevância da iniciativa para a comunidade local. “Há quatro anos iniciamos nossa parceria com o Hemopa, conscientes da importância vital da doação de sangue. Nosso compromisso é informar os cidadãos sobre a relevância desse gesto para garantir que nossos bancos de sangue estejam sempre abastecidos”, disse Rebeca Amaral.
A moradora Patrícia Furtado, que já é doadora, destacou a importância de contribuir com campanhas como essa. “Acho bem legal e interessante a campanha, pois sei a importância da nossa ajuda para o próximo. Pretendo doar outras vezes, com certeza”, afirmou.
Serviço: A campanha no município de Santa Bárbara do Pará prossegue até às 17h desta quinta-feira (11), na sede do Centro de Reabilitação Leonor de Melo Moreira, na Avenida Raimundo Vera Cruz, nº 423.
Para doar sangue é preciso:
– Apresentar CPF e um documento de identidade oficial com foto (RG, carteira nacional de habilitação – CNH, carteira de trabalho e passaporte). Alguns documentos digitais oficiais também são aceitos;
– Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal);
– Ter mais de 50 quilos;
– Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);
– Dormir pelo menos 6 horas nas 24 horas anteriores à doação;
– Não ingerir bebida alcoólica 12h horas antes da doação;
– Manter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres, e
– Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas.
Por Aline Seabra (Hemopa)