Estação Castanheira completa três anos de existência

Estrategicamente instalada no principal via de entrada e saída de Belém, no acesso ao Pórtico Metrópole na BR 316, a Estação de Coleta Castanheira completa três anos de existência neste mês de dezembro. A unidade faz parte da polícia de descentralização do serviço de coleta de sangue da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) que tem como sede o hemocentro coordenador localizado no bairro de Batista Campos.

Ao facilitar o acesso do doador do sangue ao voluntariado, o espaço tornou-se referência na hemorrede paraense. Segundo a gerente de Captação de Doadores da Fundação Hemopa, Juciara Farias, “do universo de bolsas coletadas em Belém, 30% vem da Estação Castanheira. Todos os meses são, em média, 2 mil candidatos à doação que passam nessa nossa unidade. Temos que comemorar esses resultados com toda a população, porque quem ganha é a sociedade”.

Recepção de doadores da Estação de Coleta Castanheira

A Estação de Coleta Castanheira tem capacidade para coletar 100 bolsas de sangue diariamente, tendo, em média, coletado 80 bolsas. “Consideramos esse número excelente. Além disso, 50% dos doadores que comparecem são de repetição, ou seja, doam com frequência, e 60% são espontâneas, o que significa que sua doação não tem como motivação alguém específico”, ressalta a gerente.

Uma dessas pessoas é a dona de casa Marlia Patrícia da Silva, doadora de sangue há mais de 10 anos. “Comecei a doar porque o marido de uma amiga minha sofreu um acidente e precisou de sangue. Desde então, virei doadora frequente. A gente só vê a importância desse ato quando alguém próximo precisa. É uma forma de salvar vidas de forma tão simples”, comenta.

A doadora Marlia Patrícia faz seu ato de solidariedade.

Marlia é moradora do distrito de Icoaraci. Para ela, a inauguração da Estação de Coleta Castanheira facilitou muito o voluntariado. “Para mim, ir até Batista Campos era muito longe. Descia do ônibus e andava muito. Aqui facilitou muito a minha vida. Pego um ônibus e desço pertinho daqui”.

O espaço onde funciona a unidade foi cedido pela Prefeitura de Belém, com apoio do Shopping Castanheira que, inclusive, faz ações de incentivo à doação de sangue. “Fazemos um agradecimento a todos que direta ou indiretamente contribuem para a realização do nosso trabalho. Em especial à prefeitura e ao shopping. Eles nos ajudam diariamente”, fala Juciara.

Sala de coleta da Estação de Coleta Castanheira.

A gerente evidencia ainda que, nesta época festiva de Natal e final de ano em que as doações de sangue diminuem, a Estação é uma ótima alternativa para os voluntários fazerem seu gesto solidário. “Quem vai pegar a estrada podem passar na nossa unidade e deixar um pouco de vida para tanta gente que precisa”.

Descentralização: A Fundação Hemopa tem projeto de expandir a descentralização do atendimento aos doadores de sangue, criando outros espaços de coleta em Belém. Além disso, são feitas campanhas com montagem de estrutura em espaços de instituições parceiras e também com a unidade móvel do hemocentro.

Outra estratégia do Hemopa para facilitar o acesso de doadores é o projeto “Caravana Solidária”. A iniciativa consiste em proporcionar o transporte, num micro-ônibus com capacidade para 30 lugares, de pequenos grupos de pessoas, que se organizam em prol da doação de sangue, até a sede do hemocentro. “A unidade móvel e o Caravana Solidária são duas possibilidades de acesso que disponibilizamos de maneira estratégica para aumentar o número de doações”, finaliza Juciara.

Estação de Coleta Castanheira no acesso ao Pórtico Metrópole.

Serviço: A Estação de Coleta Castanheira funciona de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 18h, e aos sábados, de 7h30 às 17h.