Campanha de doação de sangue entre HJB e Hemopa vai beneficiar cerca de 360 pacientes

Text_2

Uma ação de solidariedade e altruísmo vai beneficiar mais de 360 pacientes. Durante a campanha de doação de sangue realizada pela gestão do Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém, em parceria com a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), na última sexta (28), 113  voluntários doaram sangue.

A mobilização de responsabilidade social, que envolveu colaboradores, acompanhantes de pacientes e comunidade do entorno, teve o objetivo de contribuir para a manutenção do estoque de sangue do hemocentro, que atende as demandas transfusionais da rede hospitalar pública e privada do Pará, faz parte da campanha nacional do “Junho Vermelho” e em alusão ao Dia Mundial do Doador de Sangue, lembrado anualmente, em 14/6, foi organizada pela responsável técnica  da Agência Transfusional (AT) da unidade hospitalar com apoio do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH). A coleta de sangue dos voluntários foi realizada na Unidade Móvel da Fundação Hemopa.

Entre os doadores de sangue, esteve a jovem Larissa Cristina, 24 anos, moradora de Belém. “Estava acompanhando minha mãe para uma consulta no Jean Bitar e fiquei sabendo quando vi o ônibus do Hemopa na frente do hospital e aproveitei a oportunidade para doar. Recebi as informações necessárias e passei pelo processo de cadastro, triagem e coleta de sangue, tudo certinho. É uma coisa muito importante, pois é menos de quinze minutos e pode salvar até quatro pessoas”.

Segundo a técnica da Agência Transfusional (AT) do HJB, Alyne Pardauil, a mobilização solidária foi a segunda edição da campanha, este ano. “Essa campanha tem o objetivo de atender todas as unidades hospitalares do Estado. Agradecemos a Fundação Hemopa por toda estrutura para que essa campanha acontecesse, principalmente a todos que contribuíram para o sucesso dela. Muito obrigado aos doadores, que participaram de nossa campanha. E tenho certeza que muitos pacientes serão beneficiados com o gesto de vocês. Obrigada!”.

A assistente social da Gerência de Captação de Doadores (Gecad) do Hemopa, Vanessa Pimentel, que atuou na campanha, agradeceu a parceria do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), que administra o Jean Bitar, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). “ O Instituto sempre busca trabalhar com o viés da responsabilidade social, então essa é uma parceria que já tem uns anos, em benefício dos pacientes que fazem a transfusão de sangue. E a campanha está linda, é o Junho Vermelho, que visa incentivar a doação voluntária de sangue no Brasil. Durante a campanha houve algumas atividades lúdicas para acolher e descontrair os participantes. Parabéns pelo número bem significativo de bolsas de sangue para os nossos pacientes que estão precisando de transfusão para sobreviver”.

Suporte – A campanha contou com cerca de 20 profissionais do Hemopa que garantiram o atendimento dos voluntários da doação de sangue, entre médicos, enfermeiros, técnicos de Enfermagem, assistentes sociais e pessoal de apoio.

Sem esconder a satisfação pelo resultado da campanha, o diretor Executivo do HJB, o administrador Hospitalar, Giovani Merenda, agradeceu aos organizadores da mobilização e, sobretudo, aos voluntários da campanha que vai salvar centenas de vidas. “Mais do que trabalharmos uma campanha de doação de sangue, é provocarmos o sentimento de humanidade e de amor ao próximo. Muito nos orgulha ver o engajamento de nossa equipe, o brilho nos olhos de cada um com a certeza do dever cumprido. Agradecemos primeiramente ao Governo do Estado do Pará e ao Hemopa, por essa parceria em prol da saúde pública de toda a população paraense”.

O gestor destacou ainda que a primeira campanha do HJB, deste ano, realizada pelo carnaval, resultou em 76 bolsas de sangue, que beneficiaram 300 pacientes. Somando com esta realizada ontem (28), são cerca de 660 vidas salvas com este ato solidário. “Isto é respeito à vida, isto é o Hospital Jean Bitar!”.

O Hospital Jean Bitar (HJB) pertence à rede de saúde pública do governo do Pará, e tem gestão do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). 

Texto: Vera Rojas com informações de Marcelo Zeno