Servidores da Seplad participam do Junho Vermelho, mês do doador de sangue

Text_2

Ação da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad) contribuiu para abastecer os estoques de sangue do hemocentro

A doação de sangue é um ato de solidariedade que salva vidas diariamente, consciente dessa ação, servidores, da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), participaram da campanha alusiva ao Junho Vermelho, cujo objetivo era  incentivar e conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de sangue.

No total, 26 servidores da Seplad estavam aptos para realizar as doações, cada bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas, o que possibilitou que 104 vidas possam ser salvas. Incentivar os servidores a doarem sangue não apenas fortalece os estoques do Hemopa, mas também promove uma cultura de solidariedade e apoio mútuo.

Jussiara Farias, gerente de Captação de Doadores do Hemopa, destaca a necessidade que o Hemopa possui em fazer parcerias para manter seus estoques de sangue abastecidos e como as instituições são essenciais neste processo. 

“O Hemopa depende todos os dias de ter pessoas que se sentem aqui e que venham realmente exercitar essa atitude de cidadania através da doação, e nós temos na Seplad uma parceria que já acontece há alguns anos. Parceria essa que estimula o voluntariado para doação entre os seus servidores, entre os seus colaboradores. Essa participação acontece através de algumas programações como a Gincana Solidária, como o Junho Vermelho e entre outras. Durante a semana toda tivemos uma representatividade importante dos colaboradores da Seplad, tendo essa atitude da doação de sangue, estendendo o braço, se colocando realmente nessa condição de ajudar o outro”, externou Jussiara.

A contribuição dos servidores da Seplad auxilia o Hemopa a manter seus estoques de sangue, como também serve de exemplo para a sociedade, demonstrando o impacto positivo que pode ser alcançado através de um gesto de solidariedade e amor.

“Sou doadora há mais ou menos uns seis anos, desde que o meu pai precisou de doação de sangue devido a um câncer, então eu vi a importância de doar quando ele precisou. Desde então eu transformei a doação de sangue como uma meta de vida para mim, então a cada quatro meses, eu venho fazer minha doação, pois sei que posso salvar vidas”, contou Natani Leite, servidora da Seplad.

Requisitos para doar:
– Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal);
– Ter no mínimo de 50 kg;
– Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (serão aceitos documentos digitais com foto)
– Estar bem alimentado (não pode estar em jejum e evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue. Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas);
– Dormir pelo menos 6 h nas 24h anteriores à doação. 

Por Bianca Buenaño (SEPLAD)