Passeio ciclístico da Fundação Hemopa mobiliza voluntários para doação de sangue

Text_2

Ciclistas inscritos doaram sangue e também 500 kg de alimentos para pacientes de unidades encaminhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS)

Com o tema “Hemopa e você mantendo sorrisos”, a programação da campanha alusiva ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), traz como destaque o Passeio Ciclístico “Pedalada pela Vida”, neste domingo (19).

O objetivo da ação é promover a sensibilização da sociedade para a importância da doação de sangue como um ato de cidadania. O circuito ciclístico terá ponto de largada, às 6h, na sede do Hemopa, em Belém, e segue até a Praça da República.

Os kits do passeio foram entregues esta semana (dias 15 e 16 de novembro). Os participantes doaram alimentos não perecíveis para destinar aos pacientes que realizam tratamento pelo SUS, no Hemopa. Foram cerca de 550kg de alimentos entregues pelos ciclistas voluntários que também aproveitaram para fazer sua doação de sangue.

Ações como esta visam ampliar o contexto da informação sobre a doação de sangue, para que as pessoas que atendem aos critérios de doação de sangue sejam alcançadas. “Cada pessoa que passa por uma cirurgia ou que sofre um acidente também precisará de, ao menos, uma bolsa de sangue para transfusão. Então, por trás de cada atendimento desses, precisamos ter um voluntário apto para doar. Dessa forma, busca doador de repetição é um foco fundamental no trabalho da captação”, explica a gerente de Captação de Doadores da Fundação Hemopa, Juciara Farias.

Nesse cenário de união e solidariedade, a doadora e participante, Maria Gomes, compareceu à sede do hemocentro para buscar o kit da campanha e demonstrou sua satisfação em participar do passeio ciclístico. “É uma grande felicidade participar mais uma vez da pedalada pela vida, como doadora eu fico atenta às redes sociais do Hemopa. Ser doadora é ótimo até para minha qualidade de vida e me sinto realizada ao doar sabendo que estou salvando vidas”, finalizou a participante.

Texto da Ascom Hemopa