A Fundação promove mais um projeto de capacitação de seus colaboradores.
Nesta terça-feira (7) encerrou a programação da primeira Oficina de Criação de Planos de Ensino realizada pelo Núcleo de Ensino e Pesquisa (Nepes) da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa). A iniciativa teve como objetivo qualificar os servidores preceptores e tutores da Residência Multiprofissional da Instituição a desenvolverem planos de ensino. O evento também foi aberto ao público e ocorreu no auditório da Sede durante os dias 6 e 7 de novembro.
O Nepes é responsável pela produção de iniciativas que incentivam a difusão de conhecimento dentro da Fundação e ao longo desses dois dias, a oficina foi distribuída em quatro módulos que discutiram sobre o tema de forma ampla e dinâmica. Desde tópicos como a importância da estruturação de planos de ensino, a definição de objetivos de aprendizado, ao desenvolvimento de conteúdo para o plano e, enfim, aos métodos de avaliação.
Segundo Deborah Cyrus, que integra a equipe do Nepes como estagiária de pedagogia, esse foi um momento muito especial em sua trajetória profissional. “É um projeto que foi idealizado e preparado com muita dedicação durante três meses e que eu pude apresentar um dos módulos, então estou muito feliz pela oportunidade e posso dizer que agora eu entendi a força do aprendizado dentro do Hemopa”, declarou.
A Fundação Hemopa além de ser referência em assistência hemoterápica e hematológica é um órgão que preza pela capacitação de seus colaboradores por meio de oficinas, palestras, treinamentos e produção de pesquisas para a disseminação do acesso ao conhecimento com devolutivas à sociedade. Por isso, o fomento a oficinas como essa é fundamental, uma vez que é uma forma de os participantes aprimorarem suas habilidades de planejamento e produção de estratégias de ensino.
Nesse contexto, o evento também foi responsável por ampliar os conhecimentos oferecidos à comunidade interna de residentes da fundação, seja os atualizados ou os alinhados com as melhores e mais novas práticas e metodologias, o que culmina com um dos pilares da Fundação no que diz respeito ao estímulo à pesquisa e a formação de profissionais qualificados por excelência.
Esse evento de capacitação contou com a promoção de novas propostas de metodologias ativas de ensino e foi direcionada principalmente aos preceptores e residentes do Hemopa, que vão desde biomédicos, enfermeiros a fisioterapeutas e farmacêuticos. Renata Castro, biomédica e professora universitária da área de saúde, fez parte do corpo de colaboradores da Hemopa que ministraram as palestras do evento. Ela fala sobre a importância desse evento para os preceptores. “Esse momento foi muito importante, até para mim como preceptora, porque, foi uma possibilidade de apresentar novos instrumentos avaliativos para usarmos no nosso programa de residência. Como somos da área da saúde, momentos como esse são muito importantes para a evolução da formação dos residentes”, disse a mestra e doutora em biologia de agentes infecciosos e parasitários.
Marcia Lima, gestora especializada em docência também esteve entre os palestrantes do evento e fala sobre a atuação do Hemopa na área de pesquisa e qualificação. “Nós entendemos, muitas das vezes, o Hemopa só como a parte da doação de sangue e não enxergamos que tem um universo todo aqui por trás para que, de fato, trabalhemos com excelência em todas as áreas, em todas as vertentes, inclusive a de ensino, a de pesquisas”, comenta a palestrante.
Texto: Ascom Hemopa, com informações de Beatriz Silva (estagiária)