As doações foram realizadas no feriado prolongado de finados
A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), inicia o mês de Novembro com mais de 347 bolsas coletadas no feriado prolongado, em Belém, Santarém, Castanhal, Marabá, Abaetetuba, Tucuruí, Redenção e Altamira. As bolsas devem salvar 1.388 pacientes da rede hospitalar pública e privada do estado.
Após o feriado de finados, algumas das unidades do Hemopa abriram suas portas no ponto facultativo sexta. Foi possível coletar um número significativo de bolsas durante o feriado que antecedeu o final de semana. Segundo o levantamento feito, as unidades Sede, Castanheira e Metrópole somaram juntas 226 coletas de bolsas e 296 comparecimentos. Já Capanema, Tucuruí, Altamira e Redenção, que abriram apenas na sexta dia 03, fecharam o início de mês com 42 doações. Enquanto que os Hemocentros de Santarém e Castanhal recolheram juntos 79 bolsas de sangue no total.
A Gerente de Captação do Hemopa, a assistente social Juciara Farias, destacou a importância do incentivo ao ato voluntário e o reforço do estoque de sangue do Estado. “Nós realizamos um extenso trabalho ao longo do ano com projetos de conscientização e de captação de sangue junto a empresas, órgãos públicos, instituições de ensino, entidades religiosas e demais parceiros. É muito gratificante quando temos um engajamento expressivo nessas campanhas”, ressaltou a assistente social.
A partir da necessidade de manter o estoque de sangue abastecido, alguns voluntários usaram a folga do feriado prolongado para comparecer aos serviços de coleta de sangue no Estado para doar. Foi o caso de Carolina Bittencourt, a estudante de enfermagem, conta que é doadora desde os 16 anos e compartilha sua experiência. “Eu tenho o hábito de doar sangue desde os meus 16 anos, eu sempre espero o meu prazo. Como hoje aconteceu essa visita da faculdade, eu aproveitei e vim cumprir com minha obrigação cidadã de doar”, disse ela, que doou sangue na sede do Hemopa, em Belém.
Texto: Ascom Hemopa com informações de Juliana Souza e Beatriz Silva (estagiárias)