Evento em São Paulo é uma realização da Associação Brasileira de Hematologia e reúne profissionais com atuações distintas na assistência
De 25 de outubro até este sábado (28), a equipe multiprofissional da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) marcou presença no Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (HEMO) 2023, em São Paulo. O evento foi promovido pela Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH), envolvendo profissionais de diversas frentes de atuação relacionadas à assistência ou cuidados ao paciente com anemia e outros sangramentos.
O Hemopa foi representado por profissionais das equipes médica, enfermagem, assistência social, psicopedagógica e farmacêutica. Além disso, alguns integrantes da residência multiprofissional do Hemopa também submeteram e apresentaram trabalhos.
As médicas hematologistas Saide Sarmento, Iêda Pinto, Kátia Valente e Selma Soriano destacaram na apresentação de trabalhos desenvolvidos no Hemopa os temas das hemoglobinopatias e a da implementação do Patient Blood Management (PBM).
“Abordamos, dentro do gerenciamento do sangue do paciente, o protagonismo e o pioneirismo em gestão e inovação do Hemopa no cenário do estado do Pará ,como fator chave de sucesso em saúde pública. Desta forma, participamos como especialistas contribuindo para o consenso e resultados com as demais instituições de saúde a nível hospitalar e unidades básicas de saúde. Então é uma contribuição maravilhosa na educação continuada, integração multidisciplinar e multiprofissional do gerenciamento do sangue do paciente no desenvolvimento de novos modelos de cuidados dos pacientes, podemos agregar mais qualidade, segurança e equidade no tratamento”, ressaltou a médica Selma Soriano.
Pedagoga da coordenação sociopsicopedagógica, Joyce Cunha falou sobre a Educação em saúde como via de mudança na qualidade de vida e adesão ao tratamento dos pacientes hematológicos da Fundação Hemopa. “A importância é a de socialização dos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos pelos Hemocentros do país e a busca de inovações, conhecimentos, informações, parcerias para a melhoria nos atendimentos e tratamentos dos pacientes hematológicos”, disse sobre a participação no Congresso.
O Hemo 2023 é considerado um dos maiores eventos na área de Hematologia, Hemoterapia e Terapia celular da América Latina. A edição deste ano reuniu mais de 7 mil participantes, incluindo 435 palestrantes nacionais e 60 estrangeiros.
O foco do Congresso é a troca de experiências e debates sobre as mais diversas áreas, como Hemoterapia; Terapia Celular e TMO; Onco-Hematologia; Hematologia Pediátrica; Hemostasia e Trombose; Anemias; Citometria de Fluxo; Hematologia e Hemoterapia Laboratorial.
“São profissionais do Brasil inteiro, que executam o mesmo serviço, trocando informações a todo momento É uma oportunidade singular reunir com profissionais de diferentes locais, trocando informações sobre a temática. Foram discussões enriquecedoras que nortearam novas discussões no serviço, concluiu a enfermeira Evellyn Ferreira, da coleta de doadores do Hemopa.
Texto com informações de Beatriz Silva, estagiária da Ascom Hemopa