Hemopa promove captação de doadores por meio da formação de consciência social
A Fundação Hemopa recebeu a visita das turmas do segundo ano do ensino médio do Colégio Tenente Rêgo Barros (CTRB). Os alunos participaram de dois dias de palestras, concluídas nesta quarta-feira, 20. A iniciativa tem como objetivo a disseminação da agenda de responsabilidade social e cidadã prevista pela instituição de ensino. Através desse projeto, os alunos puderam participar de palestras de conscientização e conhecer as instalações do hemocentro a partir do tradicional Hemotour.
O CTRB é uma instituição de ensino fundamental e médio respaldada pelos princípios e valores da Força Aérea. Atualmente, o colégio atende um corpo discente de 1.317 alunos os quais se destacam por seus resultados de excelência em concursos, vestibulares e olimpíadas. A recepção desses estudantes nas instalações do hemocentro coordenador reforça a atuação da Fundação na formação cidadã desses indivíduos ao promover a conscientização acerca da importância dos hemocentros e compreensão do ciclo do sangue.
O Hemotour é uma tradicional atividade oferecida pela instituição. Esta é uma forma de aproximar os visitantes do dia-a-dia da equipe clínica da fundação, e portanto, promover a captação de insumos sanguíneos ao mesmo tempo que se incentiva a compreensão da importância dos hemocentros para a sociedade, dentro do processo de doação como responsabilidade coletiva e não como algo isolado.
Juciara Farias é assistente social e gerente de captação de doadores da Fundação. Ela foi uma das palestrantes responsável por conduzir a visita desses estudantes, e conta como foi a experiência. “Acreditamos profundamente que o adulto do amanhã, ele pode ser, com toda certeza, esse jovem ou essa criança que inicia já recebendo essa formação com o conteúdo da doação de sangue. De certo, a partir de 16 anos, ele vai ser um doador de sangue já consciente e muito entendendo que essa ação de educação, ela impacta na responsabilidade social que todos nós temos que ter com o outro. A responsabilidade do cidadão, a responsabilidade do amor ao próximo. Então, esses são os ensinamentos que o programa Doador de Sangue do Futuro”, conclui a profissional.
Serviço: interessados em compor parceria com a Fundação Hemopa em prol da doação de sangue, devem entrar em contato pelos telefones (91) 3224-5048 / 0800 280 8118, de segunda-feira a sábado, das 8h às 17h.
Critérios para doar sangue:
-Apresentar documento oficial, original com foto e assinatura;
-Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal);
-Ter mais de 50 quilos;
-Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);
-Dormir pelo menos 6 horas nas 24 horas anteriores à doação;
-Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação;
-Apresentar documento de identidade oficial, com foto e assinatura;
-Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres;
-Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias entre cada dose, para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas;
-Quem teve Covid-19 pode doar sangue 10 dias após a cura.
Texto: Ascom Hemopa com informações de Beatriz Cunha (estagiária)