Eliane dos Santos, da cidade de Rio Maria, avança na missão de salvar vidas e aguarda atualizações de possível receptor
Eliane Pereira dos Santos, doadora voluntária de medula óssea, da cidade de Rio Maria, no sul do estado do Pará, recebeu a confirmação da segunda etapa de exames que irá capacitá-la a doar medula. A unidade da Fundação Hemopa, em Redenção, e a comunidade da voluntária seguem confiantes dos próximos passos dessa jornada de solidariedade.
A doadora foi notificada por meio de ligação telefônica realizada pelo Instituto Nacional de Câncer – INCA e segundo Eliane, foi uma alegria muito grande poder fazer parte desse ato de solidariedade. Ela faz parte da “Caravana Homens e Mulheres do Bem” do município de Rio Maria.
A Fundação é referência para o cadastro de doadores de medula óssea no Pará e tem mais de 140 mil cadastros enviados para o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). Só nos primeiros oito meses de 2022 foram em torno de 1.934 novos cadastros só no nosso estado. Durante o mês de julho, o Hemopa fez parte de um marco na história da saúde pública estadual sendo responsável por garantir suporte técnico no primeiro transplante de medula óssea feito pelo SUS. O procedimento foi realizado pelo Hospital Ophir Loyola (HOL) em colaboração com a Fundação e contou com a colaboração de toda a equipe do hemocentro.
Para se cadastrar é preciso:
- Ter entre 18 e 35 anos.
- Não ter diagnóstico de câncer, HIV, e doenças autoimunes.
- Apresentar documento original, com foto e assinatura (RG,CNH, ou Carteira de Trabalho).
- Se houver compatibilidade com algum paciente, outros exames serão necessários.
- Em caso de confirmação, você será consultado para decidir quanto à doação.
Texto da Ascom Hemopa, com informações de Beatriz Silva