Nesta quarta-feira (02), a Fundação recebeu a visita de doadores da Oncológica do Brasil. Os colaboradores da clínica foram protagonistas nessa campanha de arrecadação de bolsas de sangue, realizada pela instituição, para o atendimento dos pacientes da rede hospitalar pública do Estado.
Realizada nas instalações do prédio sede do Hemopa em Belém, a iniciativa foi feita pelos colaboradores da clínica, que se mobilizaram no recrutamento de possíveis doadores para a coleta de bolsas de sangue em resposta à demanda de pacientes que necessitam de transfusões sanguíneas e plaquetas, recorrentemente.
Atualmente, a clínica é referência regional no atendimento de pacientes oncológicos, além de ser responsável pelo diagnóstico e tratamento do câncer em todas as suas fases. Assim como o Hemopa, a maior preocupação está em oferecer o melhor da saúde e bem estar de seus pacientes, por isso, a clínica também conta com uma extensa equipe multidisciplinar que vai desde fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos e odontólogos.
Antônio Maia, é enfermeiro da Oncológica do Brasil e por meio desta iniciativa realizou sua doação e contribuiu para essa rede de soliedariedade. “A gente já teve muitos pacientes que precisam e que, muitas das vezes, de uma bolsa de sangue. Eu acho muito importante realizar esse tipo de ação para manter os estoques dos hemocentros sempre cheios, já que é uma grande necessidade para diversas pessoas. Nunca se sabe quando a gente pode necessitar também, assim como há pessoas próximas que necessitam também de uma doação de sangue”, comenta o doador.
Critérios para a doação de sangue:
– Apresentar documento oficial, original com foto e assinatura;
– Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal);
– Ter mais de 50 quilos;
– Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);
– Dormir pelo menos 6 horas nas 24 horas anteriores à doação;
– Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação;
– Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres.
Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias entre cada dose, para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas. Quem teve Covid-19 pode doar sangue 10 dias após a cura.
Serviço: A sede do Hemopa fica na Tv. Padre Eutíquio, nº 2.109, no bairro de Batista Campos, em Belém. Interessados em compor parceria com a Fundação Hemopa em prol da doação de sangue devem entrar em contato pelos telefones (91) 3224-5048 / 0800 280 8118, de segunda-feira a sábado, das 8h às 17h.
Texto: Ascom Hemopa com informações de Beatriz Silva