Fundação Hemopa recebe visita de caravana solidária do TRE

Text_2

           A caravana contou com a presença do presidente do tribunal regional do estado, Leonam Gondim

A sede da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará – Hemopa, localizada no bairro Batista Campos, em Belém, recebeu nesta sexta-feira (30) a caravana solidária do Tribunal Regional do Estado do Pará. A iniciativa contou com a presença do desembargador Leonam Gondim, atual presidente do TRE.

            Segundo a assistente social e representante da caravana Fernanda Moura, a parceria entre o Hemopa e o TRE acontece desde 2021 através de divulgação e conscientização dos servidores. Fernanda também ressaltou a importância da solidariedade e sensibilização de todos em prol da vida. “Nós formamos a caravana e nesse grupo nos unimos para exercer esse ato de amor que é tão importante para salvar vidas. O Tribunal Regional se une ao Hemopa para que a doação possa atingir pacientes que precisam”, pontuou.

          Josiellen Alves é servidora do TRE e doadora voluntária de sangue há 5 anos, e afirmou sempre se sentir muito feliz quando doa sangue. Para a servidora a melhor forma de incentivar outros doadores é estar sempre disposto a acompanhar algum amigo ou familiar que nunca doou. “Eu costumo sempre me dispor a convidar algum conhecido que tem medo de doar, esse gesto de acompanhar a pessoa, levar até o Hemocentro reflete de forma muito positiva em um doador de primeira viagem”, afirmou a doadora.

            As parcerias de caravanas solidárias e de campanhas internas e externas são de extrema importância para ajudar na manutenção do estoque técnico de bolsas de sangue dos hospitais públicos e privados do estado. A campanha de Junho Vermelho “Bate bate coração, pela minha doação” segue até as 18h do dia 30 de junho.

            Serviço – A sede do Hemopa fica na Tv. Padre Eutíquio, nº 2.109, no bairro de Batista Campos, em Belém. Interessados em compor parceria com a Fundação Hemopa em prol da doação de sangue devem entrar em contato pelos telefones (91) 3224-5048 / 0800 280 8118, de segunda-feira a sábado, das 8h às 17h.

Critérios para doar sangue:
– Apresentar documento oficial, original com foto e assinatura;
– Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal);
– Ter mais de 50 quilos; 
– Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);
– Dormir pelo menos 6 horas nas 24 horas anteriores à doação;
– Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação;
– Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres.
Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias entre cada dose, para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas. Quem teve Covid-19 pode doar sangue 10 dias após a cura.

Texto: Ascom Hemopa (com informações de Caio Brandão)