Ao todo 53 policiais militares compareceram à sede do Hemocentro
Na última sexta feira (23) a sede do Hemopa, localizada no bairro Batista Campos, em Belém, recebeu a visita da caravana solidária da Polícia Militar do Pará. Ao todo 53 policiais militares alunos do curso de Supervisão Militar Educacional – SUME, que estão concluindo o estágio operacional na Escola com Supervisão Militar Brigadeiro Fontenelle compareceram a Fundação. A doação de sangue contou como parte da última etapa do curso.
O programa de Supervisão Militar Educacional surge com a finalidade de prevenir a violência e a criminalidade no espaço escolar. Segundo o coordenador estadual da supervisão militar da PMPA, Tenente Coronel Carmo, a formação técnica tem como principal objetivo capacitar policiais militares para atuarem nas escolas conveniadas com a Polícia Militar. “Trazer esses policiais militares aqui é para que eles compreendam o sentido de todo o trabalho que nós desenvolvemos nas escolas, no auxílio da formação dos jovens e no auxílio do ambiente escolar como um todo para formar e ajudar esses jovens a decidir pelo bem. A parceria com o Hemopa é fundamental para que cada policial entenda a sua responsabilidade dentro da sociedade através desse ato de solidariedade”, afirmou o Tenente Coronel.
Atualmente, o programa de SUME abrange uma rede de mais de 11 mil jovens estudantes, tanto em escolas da região metropolitana quanto do interior do estado. A caravana dos policiais militares arrecadou 32 bolsas de sangue, que ajudarão a salvar a vida de mais de 120 pacientes da rede hospitalar pública e privada do Pará.
Serviço – A sede do Hemopa fica na Tv. Padre Eutíquio, nº 2.109, no bairro de Batista Campos, em Belém. Interessados em compor parceria com a Fundação Hemopa em prol da doação de sangue devem entrar em contato pelos telefones (91) 3224-5048 / 0800 280 8118, de segunda-feira a sábado, das 8h às 17h.
Critérios para doar sangue:
– Apresentar documento oficial, original com foto e assinatura;
– Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal);
– Ter mais de 50 quilos;
– Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);
– Dormir pelo menos 6 horas nas 24 horas anteriores à doação;
– Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação;
– Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres.
Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias entre cada dose, para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas. Quem teve Covid-19 pode doar sangue 10 dias após a cura.
Texto: Ascom Hemopa (com informações de Caio Brandão)