Sede do Hemopa recebe a caravana solidária da Semad

Text_2

A iniciativa tem o objetivo de manter os estoques de sangue para a rede transfusional do Pará

Nesta quarta-feira,21, as servidoras da Secretaria Municipal de Administração da Prefeitura de Belém (Semad), compareceram à sede da Fundação Hemopa, no bairro Batista Campos, em Belém, para contribuir com o abastecimento dos estoques de sangue do hemocentro.

Lorena Conduru – Doadora

A servidora pública municipal, Lorena Conduru, explicou o motivo pelo qual se tornou voluntária. “Eu sempre tive interesse, infelizmente, eu não pude, porque eu tenho um pouquinho de alergia, então, até um tempo atrás eu fazia tratamento à base de medicamentos fortes. Então, como estou um tempo sem tomar, já recuperei minha saúde consegui doar sangue”, concluiu Lorena.

A voluntária acrescentou que houve casos em sua família. “Meu pai precisou e tem várias famílias que a gente pode ajudar para amenizar a dor, tirar esse sofrimento de ver uma pessoa que a gente tanto ama, acamada, e poder fazer essa doação que é tão rápida, foram sete minutos. Então, assim, enquanto eu puder, eu incentivo”, finalizou a voluntária.

Serviço: A sede do Hemopa fica localizada na Tv. Padre Eutíquio, nº 2.109, no bairro Batista Campos, em Belém. Interessados em compor parceria com a Fundação Hemopa em prol da doação de sangue devem entrar em contato pelos telefones (91) 3224-5048 / 0800 280 8118, de segunda-feira a sábado, das 8h às 17h
Critérios para doar sangue:
– Apresentar documento oficial, original com foto e assinatura;
– Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal);
– Ter mais de 50 quilos;
– Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);
– Dormir pelo menos 6 horas nas 24 horas anteriores à doação;
– Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação;
– Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres.
Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias entre cada dose, para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas. Quem teve Covid-19 pode doar sangue 10 dias após a cura.

Texto: Ascom Hemopa com informações de Juliana Souza