Os profissionais da saúde estiveram na sede do Hemopa na manhã da quarta-feira
Na manhã terça-feira (20), a sede do Hemopa, localizada no Bairro Batista Campos, recebeu a caravana de profissionais da saúde da UPA da Marambaia que contribuíram com o abastecimento do estoque de sangue do hemocentro.

A enfermeira que também é doadora regular de sangue e de medula óssea, Jaqueline Cristina da Silva comentou que participou de uma atividade no Hemopa e decidiu doar mais uma vez. “A palestra que nós tivemos Hemopa, dentro da unidade, nos fez perceber que há necessidade de fazer essa contribuição. A Instituição têm nos atendido com a nossa demanda de solicitações para nossos pacientes e aí, para que a gente possa estar fazendo essa reposição, resolvemos em forma de homenagem também contribuir de alguma forma com as pessoas que realmente necessitam dessa transfusão”, acrescentou a doadora.
A profissonal ainda ressaltou a importância de ser doador regular. “Nós temos uma demanda e uma procura de pacientes que necessitam recebe. Então, a nossa importância é contribuir para o nosso paciente diretamente. A gente sabe que existem muitos mitos em relação à doação de sangue”, finalizou a profissional da saúde.
Serviço: A sede do Hemopa fica localizada na Tv. Padre Eutíquio, nº 2.109, no bairro Batista Campos, em Belém. Interessados em compor parceria com a Fundação Hemopa em prol da doação de sangue devem entrar em contato pelos telefones (91) 3224-5048 / 0800 280 8118, de segunda-feira a sábado, das 8h às 17h
Critérios para doar sangue:
– Apresentar documento oficial, original com foto e assinatura;
– Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal);
– Ter mais de 50 quilos;
– Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);
– Dormir pelo menos 6 horas nas 24 horas anteriores à doação;
– Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação;
– Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres.
Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias entre cada dose, para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas. Quem teve Covid-19 pode doar sangue 10 dias após a cura.
Texto da Ascom Hemopa com informações de Juliana Souza