Campanhas estratégicas realizadas no sábado e domingo ajudam a salvar a vida de 1552 pacientes
A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Fundação Hemopa) inicia a segunda semana de junho com o estoque sangue reforçado por conta de campanhas estratégicas de doação de sangue realizadas durante o fim de semana. 388 bolsas de sangue foram coletadas na sede do Hemocentro e nas unidades de coleta do interior do estado, que ajudarão a salvar a vida de mais de 1550 pacientes dos mais de 200 hospitais que recebem os hemoderivados da Fundação.
Salvar vidas é o principal objetivo de voluntários à doação de Sangue, no Hemopa. Ana Vitória Brito é estudante de enfermagem e compareceu a sede da Fundação para conhecer de perto os processos da doação. A estudante disse que já tinha curiosidade acerca do ato solidário, e que a vontade de fazer parte dos doadores cresceu ainda mais durante a visita. “Viemos visitar o Hemopa com o intuito de aprender um pouco mais como funciona o sistema de doação de sangue e também para despertar o interesse nas pessoas, pois muitas pessoas realmente precisam. É a primeira vez que eu irei doar. Existem muitos mitos em relação a isso, mas a doação é totalmente segura e benéfica, você vai se sentir muito bem ajudando diversas pessoas”, comentou Vitória.
Além das campanhas realizadas nos fins de semana, a Fundação Hemopa segue dando continuidade a campanha Junho Vermelho com o tema “Bate, bate, coração, pela minha doação, doe sangue, salve vidas”, contando com o apoio com caravanas solidárias diariamente, e ajudando a manter abastecido o estoque de bolsas de sangue do Pará.
Serviço: A sede do Hemopa fica na Tv. Padre Eutíquio, nº 2109, no bairro Batista Campos, em Belém. Interessados em compor parceria com a Fundação Hemopa em prol da doação de sangue, devem entrar em contato pelos telefones (91) 3224-5048 / 0800 280 8118, de segunda-feira a sábado, das 8h às 17h.
Critérios para doar sangue:
– Apresentar documento oficial, original com foto e assinatura;
– Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal);
– Ter mais de 50 quilos;
– Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);
– Dormir pelo menos 6 horas nas 24 horas anteriores à doação;
– Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação;
– Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres.
Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias entre cada dose, para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas. Quem teve Covid-19 pode doar sangue 10 dias após a cura.
Texto: Ascom Hemopa com informações de Caio Brandão